sábado, 28 de novembro de 2009

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA-ATIV-2.7/2.8

Na seqüência didática por nós idealizada que tratou do tema "Elaboração de um código de conduta para usar a internet", tivemos como objetivo que os alunos compreendessem a necessidade de serem conscientes sobre o uso da internet e suas conseqüências, ou seja, conhecerem o que podem e o que não podem fazer na grande rede de relações virtuais.
Iniciamos a atividade reservando um momento para trocar idéias com a turma e conhecer o perfil virtual dos alunos.
Dividimos a sala em pequenos grupos (quatro alunos, no máximo). Para cada um, propomos a discussão dos seguintes pontos: Todos têm acesso à internet? Onde – em casa, em cybercafés? Em que sites e programas vocês gostam de navegar? Costumam utilizar salas de bate-papo ou o MSN? Participam de comunidades no Orkut?
Explicamos para eles o que são os principais crimes na internet (ameaça, falsa identidade, calúnia, injúria e difamação) e utilizamos como embasamento teórico o texto O Código Penal e o Mundo Virtual, Fonte: http://revistaescola.abril.com.br.
Pedimos que identificassem quais são esses crimes nas notícias selecionadas e comentassem o que pode ser feito para evitá-los?
Para finalizar a seqüência de atividades orientamos os alunos a escreverem em uma folha de cartolina as principais normas de conduta a que chegaram. O cartaz será colocado em um mural da escola ou no próprio laboratório de informática.


Essa atividade foi bastante significativa, pois os alunos puderam conhecer o que é legal ou não na rede de computadores, bem como navegar em links e buscar a informação através da tecnologia.
Os alunos mostraram-se ávidos a aprender e também a ensinar, pois alguns já dominam com certa segurança a Internet e seus recursos.
Finalizamos as atividades compreendendo que o uso das tecnologias é importante, mas de forma ética e legal para que possamos identificar riscos e evitar que nos tornemos vítimas e tampouco criminosos por falta de conhecimento das leis.

Dinaura Pinheiro e Dileny Pinheiro

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