quarta-feira, 6 de outubro de 2010





Universidade Aberta do Brasil - UAB
Polo Hedy Ribeiro de Queiroz – Sena Madureira – Acre
Disciplina: Tecnologia Contemporânea 3
Professor: Christus Nóbrega
Tutora Online: Claudia Gomes da Silva Babinski
Tutora Presencial: Maria Itamar Isídio de Almeida

1. Projeto: A TV vai à rua.
1.1-Subtema: Imagens televisivas modificadas.
2. Acadêmicos: Djane Pinheiro da Silva
Florêncio Valamira Fernandes Neto
João Raimundo Verçosa Pinheiro
Maria Brandão de Farias
3. Justificativa
Este projeto foi idealizado como requisito final de avaliação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na disciplina de Tecnologias Contemporâneas na Escola 3, a qual tem como professor responsável Christus Nóbrega. E, tendo em vista que durante o período que passamos estudando as diversas maneiras que a mídia interfere em nossas vidas, despertou em nós uma visão bem mais crítica com relação aos programas televisivos. Os estudos nos conduziram a perceber as várias possibilidades que dispomos a nosso favor para ampliarmos os conhecimentos dos educandos, haja vista, que estamos nos habilitando para atuarmos como educadores, assim, podemos ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem sua inteligencia, proporcionando-lhes experiências inovadoras que as incentivem a pensar de maneira analítica, crítica e prática. Dessa forma, igualamos nosso pensamento ao do filósofo francês Gilbert de Simondon quando fala: “o homem iniciou seu processo de humanização, ou seja, a diferenciação de seus comportamentos em relação aos demais animais, a partir do momento em que utilizou os recursos existentes na natureza em benefício próprio”. Por isso, acreditamos que estamos nos capacitando para desenvolvermos a tarefa de arte educador e, necessitamos utilizar em nosso trabalho as ferramentas que dispomos a nosso favor, buscando tornar nossa aula mais dinâmica e atrativa, pensando sempre “a educação para além da escola, mas não só como responsabilidade de professores e especialistas. A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos os que coabitam no mesmo espaço, mas também em escala planetária”.
4. Objetivo Geral
Estimular os educando a perceberem a existência da arte nas imagens televisivas modificadas, fotonovela, vídeoarte e na arte postal.
5. Competências e Habilidades
5.1 – Reflita sobre as manifestações e problemas presentes nas imagens modificadas, fotonovelas, vídeoarte e arte postal.
5.2 – Identifica as tecnologias da comunicação e da informação no cotidiano;
5.3 – Identifica as características da comunicação que ocorre pela televisão e pelo vídeo, pelas fotonovelas, vídeoarte e arte postal.
5.4 – Compreenda a influência desses veículos sobre os modos de ser e comportar-se dos cidadãos.
6. Público Alvo
Nosso projeto será desenvolvido na Escola Estadual Eliziário Távora, a qual vem promovendo o exercício da prática pedagógica desde a década de 50, porém, só teve seu funcionamento legalizado em 1997 pelo Secretário de Educação Alércio Dias, por meio da portaria de nº 2622/97, cadastrada no Corines, livro nº 027/97.
Atualmente, a escola atende a uma clientela de 687 alunos, oferecendo-lhes o ensino de 1ª a 4ª série / 1º ao 5º ano no primeiro turno, de 5ª a 8ª série / 6º ao 9º ano no segundo turno, ficando a Educação de Jovens e Adultos - TC 2000, no período noturno, no qual apresentaremos nosso projeto. Atualmente a referida escola esta sendo administrada pelo Gestor Sebastião Alves Ferreira, tendo a professora Antonia Mikelce Souza da Silva como coordenadora de ensino e as coordenadora pedagógicas Ciléia Barbosa Gomes de Freitas, Leila Almeida dos Santos e Jaira Azevedo de Farias.
A clientela da Escola de Ensino Fundamental Eliziário Távora é constituída por alunos de diferentes classes sociais, uma vez que no ato da matrícula não se faz qualquer tipo de seleção a partir de critérios que diferenciem a situação social ou econômica dos discentes. Uma boa parte dos alunos são filhos de pequenos comerciantes, alguns funcionários públicos e, em sua maioria, de diaristas e trabalhadores autônomos.
7. Conclusão
Destarte, acreditamos que após realizarmos esse projeto na escola estadual Eliziário Távora, os educando envolvidos passarão a ter uma visão bem mais crítica sobre o papel da televisão em nossas vidas, como também, descobrirão o quanto a utilização de novas ferramentas no âmbito escolar faz com que eles participem ativamente das atividades educacionais. E, para que nosso projeto seja realizado com sucesso necessitaremos de um projetor multimídia, um notebook e a câmera digital. Por isso contaremos com a parceria do Polo Hedy Ribeiro de Queiroz – CEDUP – o qual nos cederá esses equipamentos para a realização do projeto.
8. Memorial Descritivo
O presente relatório tem por objetivo realizar uma descrição de como foi desenvolvido o projeto A TV vai à rua. No dia vinte e dois de setembro do ano em curso, em nosso encontro presencial, elaboramos o projeto que antecede este memorial, como também realizamos um sorteio dos temas que seriam apresentados, ficando assim distribuído: 1. Imagens televisivas modificadas ficaram sob a responsabilidade dos acadêmicos (as) Djane Pinheiro, Florêncio Neto, João Verçosa e Maria Brandão; 2. As Fotonovelas serão apresentadas pelos acadêmicos (as) Antonia, Dandara, Luís, Elisangela e Mustafá; 3. O tema Arte Postal ficou a cargo dos acadêmicos (as) Aldemira, Cláudio Galeno, Eunice e Jecson Júnior; 4. O último tema intitulado de Vídeoart foi sorteado para o grupo das acadêmicas Fátima, Luciene, Milse, Rafaela e Tânia Maria.
Após debatermos sobre qual seria a melhor metodologia para apresentarmos os trabalhos realizados pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na disciplina de Tecnologias Contemporâneas 3, ficou acertado que a tutora presencial Maria Itamar relatasse para a coordenadora do polo Francisca Almeida, para que a mesma comunicasse a equipe gestora da escola Eliziário Távora a atividade que nós realizaríamos na referida escola dia trinta de setembro de dois mil e dez.
Como relatamos anteriormente, o projeto A TV vai à rua foi apresentado na escola estadual Eliziário Távora, tendo como público alvo os educandos que estudam no terceiro turno, o qual funciona a modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos – sendo distribuídos da seguinte forma; segundo segmento, que correspondem as séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries / 6° a 9° anos) e o Ensino Médio. Penso que a realização deste trabalho foi bastante significativo, tanto para nós acadêmicos, como também, para os educando que participaram de forma ativa nas atividades que realizamos. Percebemos que eles ficaram bastante interessados em descobrir as formas ou programas que havíamos utilizados para produzirmos os trabalhos apresentados.
Nossa exposição ficou bastante atrativa, pois utilizamos o notebook e o projetor multimídia para apresentarmos os trabalhos voltados para os temas Arte Postal e Vídeoart e as imagens televisiva modificadas e as fotonovelas esteavam impressas e anexadas no papel flip chap, o qual os alunos tiveram um contato bastante próximo com o material exposto. E, como não poderia faltar, ficamos um pouco tristes, em decorrência do baixo número de alunos que se fizeram presentes na escola no dia que realizamos nosso projeto, isto ocorreu, em decorrência das atividades políticas realizadas no mesmo dia.
Portanto, acreditamos que a realização desta atividade proporcionou para divulgarmos ainda mais as ações realizadas pela Universidade de Brasília / Universidade Aberta do Brasil, tendo em vista que a universidade extrapolou os limites de seu prédio, com isso, nós acadêmicos saímos de nosso polo e fomos transmitir os conhecimentos que adquirimos com os vários estudos realizados nesta disciplina, como também, foi um momento de conduzirmos os educando a refletirem sobre os vários programas televisivos e, também, o jogo de interesse que existe na mídia quando transmite determinado programa ou divulga uma notícia, pois, ela manipula uma grande parcela da população brasileira que não busca refletir sobre o verdadeiro papel da mídia.

Um comentário:

  1. Entendí este blog, como muito interessante. Gostei de verade. Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.Estarei grato lhe esperando lá.Abraços de verdade.

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