segunda-feira, 1 de março de 2010

Atividades para volta às aulas

ALFABETIZAÇAO – PROJETO É TEMPO DE APRENDER - 2010
1º PLANEJAMENTO DE AULA
DATA: 09 À 13/02/2009
TEMPO ESTIMADO: 1 semana
CONTEÚDO: Nome próprio; Leitura e escrita; Oralidade; Função social dos números;
OBJETIVOS:
Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:
• Oportunizar o conhecimento entre professor e aluno;
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Conhecer as letras do seu nome e dos colegas;
• Saber a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
• Conhecer a escola e os direitos e deveres do aluno dentro da escola;
• Conhecer os cartazes, quando serão utilizados e a função de cada um;
• Valorizar suas próprias produções e as dos seus colegas;
• Favorecer a ampliação do conhecimento sobre a função social dos números;
• Propor que as crianças formulem hipóteses e confiem em sua própria capacidade.
• Comunicar-se através da fala, se empenhando em ouvir com atenção
• Saber conversar num grupo, respeitando a opinião dos colegas

RECURSOS DIDÁTICOS:
• Revistas, jornais, papel manilha, pincel, giz, quadro negro, textos mimeografados, tesouras, crachás e fichas com nomes dos alunos, cartazes, cola, certidão de nascimento dos alunos, lencinhos de papel...

Agenda do 1º dia
1. Leitura de uma fábula pela professora
2. Acolhida: Afeto
3. Entrega dos crachás.
4. Elaboração do contrato didático
5. Apresentação da escola (cantina, banheiro, sala da diretora...).
6. Apresentação dos cartazes (chamada, Calendário, relógio...).
7. Escrita em dupla dos títulos das fábulas conhecidas.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
ATIVIDADE 1
LEITURA PELA PROFESSORA
• Leitura, pela professora de uma fábula.

ATIVIDADE 2
ACOLHIDA: AFETO
Objetivos:
Exercitar manifestações de carinho e afeto.
Material:
Um bichinho de pelúcia.
Como Fazer:
1. Após explicar o objetivo, a professora pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.).
2. Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos colegas.
3. Após a experiência, os alunos são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no colega da direita.
Refletir:
Deve-se debater sobre as reações dos alunos com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
ATIVIDADE 3
ENTREGA DOS CRACHÁS
• Sugestão da professora.

ATIVIDADE 4
ELABORAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO
• Junto com os alunos a professora deverá combinar o que pode e o que não pode fazer na sala de aula no que diz respeito ao comportamento, avaliação, trabalhos para casa, atividades na sala de aula, agrupamentos produtivos...).
• Escrever no cartaz e ler com as crianças sempre que necessário.
• Pedir para as crianças copiarem no caderno de escrita.

ATIVIDADE 5
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
• A professora deverá apresentar as dependências da escola para os alunos e também todos os funcionários.

ATIVIDADE 6
APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES
• Apresentar os cartazes de chamada, quantos somos hoje, relógio, alfabeto minúsculo e maiúsculo, calendário, alfabeto de consulta...
• Dizer a função de cada um e que serão usados no decorrer da semana como atividade permanente.

ATIVIDADE 7
FÁBULAS CONHECIDAS
• Em dupla, listar os títulos das fábulas preferidas da turma.
• Listagem no quadro, pela professora dos títulos lidos pelas crianças.
• Leitura coletiva dos títulos listados.

OBS. Lembrar de recolher os crachás e as fichas de chamada.
Agenda do 2º dia
1. Leitura de uma fábula pela professora
2. Atividade com o nome dos alunos
3. Leitura dos cartazes
4. Leitura do poema.
5. Matemática: A ficha de identificação

ATIVIDADE 1
LEITURA PELA PROFESSORA
• Leitura pela professora de uma fábula.

ATIVIDADE 2
ATIVIDADE COM OS NOMES DOS ALUNOS
• A professora irá colocar os crachás sobre a mesa, pedir que cada aluno identifique o seu nome e com a ajuda da professora dizer as letras do nome.

ATIVIDADE 3
LEITURA DOS CARTAZES
• Leitura coletiva dos cartazes.


ATIVIDADE 4
LEITURA DO POEMA
• A professora irá dizer: Hoje eu trouxe um poema para nós lermos. Falar o nome do autor, perguntar se já ouviram falar sobre Toquinho. Ler uma pequena biografia do autor. Mostre o poema no cartaz. Pergunte se sabem o que é um poema. O que já sabem sobre poemas. Registre as respostas. Relembrar os títulos de outros poemas que os alunos conhecem, explique que é um texto escrito em versos, que tem uma linguagem poética e geralmente possui rima. Explicar que a rima são os sons iguais que existem no final das palavras. Além de estar organizado em versos pode também conter estrofes. Explicar que os versos são as linhas do poema e que cada conjunto de versos forma uma estrofe. Conte com os alunos quantos versos e estrofes têm o poema.
• Entregar uma cópia para cada aluno e oriente-os a colarem no caderno de leitura.

GENTE TEM NOME

TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

O JÔ É SOARES, CAETANO É VELOSO
O ARY FOI BARROSO TAMBÉM
ENTRE OS QUE SÃO JORGE
TEM UM JORGE AMADO
E UM OUTRO QUE É O JORGE BEM
QUEM TEM APELIDO
DEDÉ, ZACARIAS, MUSSUM
E A FAFÁ DE BELÉM

TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM

TODO BRINQUEDO TEM NOME
BOLA, BONECA E PATINS
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

COISAS GOSTOSAS TÊM NOME
BOLO, MINGAU E PUDIM
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

RENATO É ARAGÃO O QUE FAZ CONFUSÃO
CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN
E TEM O VINÍCIUS QUE ERA DE MORAES
E O TOM BRASILEIRO É JOBIM
QUEM TEM APELIDO ZICO, MAGUILA,
XUXA, PELÉ E HE-MAN

TEM SEMPRE UM NOME
E DEPOIS DO NOME
TEM SOBRENOME TAMBÉM.

Canção dos direitos da criança,
Toquinho e Elifas Andreato,
Movieplay do Brasil.

• Conversar com os alunos sobre a mensagem transmitida pelo texto. Analisar a formação do nome completo (sobrenome do pai e da mãe). Explicar que algumas crianças são registradas apenas com o sobrenome da mãe.
• Explicar que em algumas situações temos que escrever o nome completo, como por exemplo: matrícula na escola, carteira de estudante, habilitação, RG...
• Entregar para cada aluno sua Certidão de nascimento para que cada aluno localize o seu nome, nome dos pais, avós paternos e maternos, naturalidade e ano que nasceu.
• Explicar que a certidão de nascimento registra fatos da vida de uma pessoa.
• Cada criança irá produzir sua carteira de identidade, escrevendo nome completo e o nome dos pais, data de nascimento e impressão digital.

ATIVIDADE 5
MATEMÁTICA: A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.
• Conversar com as crianças se elas já observaram como os números estão presentes na vida de cada um de nós.
• Discutir algumas situações dando exemplos de perguntas: Quantos anos você tem? Qual é a data do seu nascimento (dia/mês/ano)? Quantos irmãos você tem? Qual é o número da sua casa? Qual é o CEP (código de endereçamento postal) da sua casa? Qual é o telefone da sua casa? Qual é sua altura? Quanto você pesa? Qual é o número do seu calçado?
• Propor o preenchimento de uma ficha com alguns dados pessoais (apresentada pelo professor) e sugerir que as crianças peçam ajuda de algum familiar para a obtenção dos dados.
• Combinar o dia em que deverão trazer as fichas preenchidas.
• Com base nessa ficha, desenvolver uma série de atividades, explorando um dado de cada vez. Assim, em relação à idade, as crianças vão observar, por exemplo, que a maioria dos alunos dessa turma tem 7 anos. Mas (pode acontecer) há quem tenha 8 ou 9. As crianças podem desenhar bolo de aniversário com as velinhas que representam sua idade.
• Reunir grupos de 6 crianças e orientar a construção de uma tabela simples, com os nomes de cada uma e o número de irmãos que elas têm.
• Estimular as comparações: quem tem mais irmãos? Quem tem menos? Como registrar na tabela o fato de que alguma criança não tem irmãos?
 Situação similar a essa, pode ser feita para a análise de dados como o peso, a altura, a data de nascimento etc.
 Aproveitar para observar e registrar que escritas numéricas as crianças conhecem, como comparam os números e ir socializando esses conhecimentos.


MEU NOME É _________________________________________________
EU NASCI NO DIA _____ DO MÊS DE _________________ DO ANO DE _______.
EU TENHO ________ ANOS.
EU TENHO ________ IRMÃOS.
A CIDADE EM QUE NASCI É ________________________________________ .
O NÚMERO DO MEU SAPATO É __________ .
EU PESO ______ QUILOGRAMAS.
EU MORO NA RUA __________________________________________________
E O NÚMERO DA MINHA CASA É __________ .
QUANTAS PESSOAS, CONTANDO COM VOCÊ, MORAM NA SUA CASA? ____________
QUAL O NÚMERO DO TELEFONE? _________
O NÚMERO DO MEU CELULAR É?_____________________
Agenda do 3º dia
1. Leitura pela professora
2. Atividade com o nome dos alunos
3. Leitura dos cartazes
4. Atividade de leitura do poema
5. Diagnóstico de escrita
6. Atividade para os alunos que não estão fazendo o diagnóstico
7. Matemática: Calendário


ATIVIDADE 1
LEITURA PELA PROFESSORA
• Leitura, pela professora de uma fábula.

ATIVIDADE 2
ATIVIDADE COM O NOME DOS ALUNOS
• A professora distribui as fichas aleatoriamente. Cada criança deverá descobrir o nome de quem está na ficha, dizer o nome das letras e entregar ao dono do nome. As crianças poderão contar com a ajuda de outros colegas ou da professora.

ATIVIDADE 3
LEITURA DOS CARTAZES
• Leitura coletiva dos cartazes.

ATIVIDADE 4
ATIVIDADE DE LEITURA DO POEMA
• PARA OS NÃO-ALFABÉTICOS - Retomada da leitura do poema pela professora. Ler com os alunos e em seguida convidar alguns para lerem um verso da canção. Escolher uma palavra e pedir que digam com que letra começa, com que letra termina, quantas letras têm, se tem colega na turma que o nome começa com a mesma letra, que termina com a mesma letra...
• Pedir aos alunos que não conseguiram que observem os que já fazem o ajuste lendo no cartaz.
• Registrar os nomes das crianças que ainda não conseguem fazer o ajuste do falado ao escrito para planejar atividades específicas a dificuldade apresentada.
• PARA OS ALFABÉTICOS – Entregar uma cópia da atividade e pedir que os alunos releiam o poema e respondam as questões:
1. Nós estudamos no poema de Toquinho que todos os seres têm nome. O que tem sobrenome?
( ) Flores.
( ) Brinquedos.
( ) Gente.
( ) Doces.

2. No poema está escrito o nome de alguns brinquedos. Localize-os e copie abaixo:
________________________________________________________________________

3. Em dupla circule os nomes de pessoas presentes no poema e copie abaixo_____________________________________________________________________________
4.Em dupla, circule e copie abaixo os pares de palavras que rimam ____________________________________________________________________________________

5.Em dupla conte e escreva abaixo quantos versos e quantas estrofes tem o poema. VERSOS________________
ESTROFES______________


ATIVIDADE 5
DIAGNÓSTICO DE ESCRITA
• Ditar ou levar desenhos de uma lista do mesmo campo semântico para os alunos escreverem. – NÃO- ALFABÉTICOS e um texto que os alunos conhecem de memória – ALFABÉTICOS.
• Não esqueça dos critérios para seleção das palavras que irão compor a lista.

ATIVIDADE 6
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO FAZENDO O DIAGNÓSTICO
• Professora, organize na sala um cantinho para os alunos que não estão fazendo o diagnóstico lerem alguns livros organizados previamente.

ATIVIDADE 7
MATEMÁTICA
• Entregar um Calendário e um gráfico do mês de fevereiro para cada aluno colar em seu caderno.
• O trabalho com o calendário deve ser uma atividade permanente, pois precisa ser retomado com freqüência para trabalhar as dificuldades dos alunos com a leitura e escrita de números até 31.
• As atividades com o Calendário possibilitam aos alunos a oportunidade de se depararem com alguns problemas para resolverem. Veja a sugestão para preencher o gráfico abaixo:

• Pedir para os alunos pintarem no gráfico cada dia da semana de uma cor diferente, mas só o dia que vierem à escola.
Ao final do mês o aluno deverá responder:
• Quantos dias você veio à escola? ________
• Quantos dias faltou a escola? ___________
• Quantas segundas-feiras tiveram no mês de fevereiro. ________
• Quem veio mais dias para a escola durante o mês. __________________
• Quem veio menos dias para a escola durante o mês _________________
• Hoje são 10 quantos dias faltam para concluir o mês?________
• Qual dia iniciou as aulas em 2009?________________
• Quantos domingos têm o mês de fevereiro?__________
• Quantos feriados têm este mês?_____________
• Quais dias da semana serão os feriados?___________________
Agenda do 4º dia
1. Leitura pela professora.
2. Atividade com o nome dos alunos.
3. Leitura dos cartazes.
4. Reescrever o poema com letra manuscrita
5. Diagnóstico de escrita.
6. Atividade para os alunos que não estão fazendo o diagnóstico.
7. Matemática: Quantos somos?

ATIVIDADE 1
LEITURA PELA PROFESSORA
• Leitura, pela professora de uma fábula.

ATIVIDADE 2
ATIVIDADE COM O NOME DOS ALUNOS
• A professora distribui as fichas aleatoriamente. Cada criança deverá descobrir o nome de quem está na ficha, dizer o nome das letras e entregar ao dono.
• As crianças poderão contar com a ajuda de outros colegas ou da professora.

ATIVIDADE 3
LEITURA DOS CARTAZES
• Leitura coletiva dos cartazes.

ATIVIDADE 4
REESCREVER O POEMA COM LETRA MANUSCRITA
• Pedir aos alunos para reescreverem o poema O QUE É QUE EU VOU SER com letra manuscrita.
• Mostrar no alfabeto em cartaz os dois tipos de letra.

O QUE É QUE EU VOU SER

CAMILA GOSTA DE MÚSICA
________________________
PATRÍCIA QUER DESENHAR
________________________
UMA VAI PEGANDO O LÁPIS,
________________________
A OUTRA SE PÕE A CANTAR.
________________________
MAS EU NÃO SEI SE VOU SER
________________________
POETA, DOUTORA E ATRIZ.
___________________________
HOJE EU SÓ SEI DE UMA COISA:
___________________________
QUERO SER MUITO FELIZ.
____________________________
Pedro Bandeira

ATIVIDADE 5
DIAGNÓSTICO DE ESCRITA
• Continuar a aplicação do diagnóstico de escrita.

ATIVIDADE 6
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO FAZENDO O DIAGNÓSTICO
• Pedir para os alunos recortarem e colarem de revistas os nomes e sobrenomes de duas pessoas que gostam muito.

ATIVIDADE 7
MATEMÁTICA: QUANTOS SOMOS?
• Perguntar quem sabe dizer quantos meninos e quantas meninas há na turma.
• Pedir para um menino fazer a contagem dos meninos e para uma menina fazer a contagem das meninas.
• Registrar os números na lousa e pôr em discussão como se pode calcular e indicar quantos alunos há no total. Colocar no cartaz Quantos somos hoje?


Agenda do 5º dia
1. Leitura pela professora
2. Atividade com o nome dos alunos
3. Leitura dos cartazes
4. Atividade de escrita
5. Diagnóstico de escrita.
6. Atividade para os alunos que não estão fazendo o diagnóstico.

ATIVIDADE 1
LEITURA PELA PROFESSORA
• Leitura, pela professora de uma fábula.

ATIVIDADE 2
ATIVIDADE COM O NOME DOS ALUNOS
• Os alunos deverão vir um de cada vez à mesa da professora procurar a ficha com seu nome e colocá-la no cartaz de chamada.

ATIVIDADE 3
LEITURA DOS CARTAZES
• Leitura coletiva dos cartazes.

ATIVIDADE 4
ATIVIDADE DE ESCRITA
• Em dupla, listar os títulos dos poemas preferidos da turma.
• Listagem no quadro, pela professora dos títulos lidos pelas crianças.
• Leitura coletiva dos títulos listados.

ATIVIDADE 5
DIAGNÓSTICO DE ESCRITA
• Continuar a aplicação do diagnóstico de escrita.

ATIVIDADE 6
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO FAZENDO O DIAGNÓSTICO
MATEMÁTICA: Quantos anos você tem?
• Pedir a cada criança que desenhe em uma folha de papel objetos variados cuja quantidade está associada à idade.
• Escrever o símbolo numérico associado à quantidade desenhada.


Elaborado por: Dinaura Pinheiro, Marluce Teixeira, Luzenir Almeida e Rocilda Carvalho – Coordenadoras em Sena Madureira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário