domingo, 27 de dezembro de 2009

Experiências com a integração de tecnologias ao currículo – Ativ4.4


A toda hora rola uma estória que é
preciso estar atento. A todo instante
rola um movimento que muda o rumo
dos ventos.

Paulinho da viola

Nossa equipe tem como nome Vencedoras e está formada pelas professoras: Dinaura, Dileny e Rocilda. A partir das discussões sobre as experiências do grupo relacionadas ao uso de tecnologias no currículo tiramos as seguintes conclusões:

  • O curso TICs veio aprimorar o uso da tecnologia digital nas nossas aulas.
  • Durante o curso intensificamos o uso da câmera digital, sala de informática e vídeo, assim como das diferentes ferramentas que dispomos na internet.
  • É importante o acompanhamento do Formador e do Professor que trabalha na sala de informática para auxiliar os professores que ainda tem dificuldades.

Nosso Projeto tem como tema Regras de Brincadeiras.
Área envolvida:

· Língua Portuguesa.

Duração da atividade:

· Uma semana.

Objetivos da atividade:

· Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo.

· Ler e escrever regras de brincadeiras;

· Conhecer as características do texto instrucional;

· Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias e defender pontos de vista.

Conteúdos trabalhados:

  • Sistema de escrita (texto instrucional);
  • Leitura.

Tecnologias e mídias utilizadas duração da atividade:

  • Câmera digital;
  • Computadores com acesso a internet..

Atividades desenvolvidas:

  • Pesquisa na internet sobre brincadeiras de ontem e de hoje.

· Seleção de algumas brincadeiras pesquisadas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas.

· Postagem da atividade no blog.

· Realização das três brincadeiras selecionadas pelas crianças.

Conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam:

  • Os alunos aprenderam a valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo, ler e escrever regras de brincadeiras, conhecer as características do texto instrucional, falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias e defender pontos de vista.

Ao desenvolver o projeto Regras de brincadeiras nas salas de aula das turmas de 2º ano do ensino fundamental em Sena Madureira percebe-se a necessidade de criar uma nova cultura educacional cuja concretização implica em mudanças substanciais na escola, as quais vão ao encontro das demandas da sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de criticar a si mesmo e a sociedade em que vivem, trabalhar em equipe, fazer uso das tecnologias, tomar decisões, buscar e selecionar informações, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas. Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos podem conquistar maior autonomia para desenvolver o ensino e a aprendizagem em colaboração, com respeito mútuo, liberdade responsável e trocas recíprocas entre si e com outras pessoas.

Dinaura, Dileny e Rocilda


Um comentário:

  1. Caro internauta,

    Estou montando a Rede de Blogueiros do Acre. Para conhecê-la e dar sugestões, visite o nosso blog ECOS SOCIALISTAS no endereço http://moisesacre.blogspot.com.

    Teu blog já está linkado aqui. Clique no link BLOGUEIROS DO ACRE e em seguida clique SENA MADUREIRA. Eu agradeceria muito se você linkasse o meu blog ECOS SOCIALISTAS em seu blog.

    Será uma rede de milhares de blogueiros, para que cada um possa divulgar o seu trabalho, o seu sonho, as suas idéias, a sua criatividade artística, o seu talento.

    Um abraço,

    Moisés Diniz

    ResponderExcluir